Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home/latec/inovarse.org/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/latec/inovarse.org/includes/menu.inc).

INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL DIVULGADOS PELAS PRINCIPAIS EMPRESAS DO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS NO PERIODO DE 2010 A 2014

Número: 
XII CNEG & III INOVARSE 2016
Código do trabalho: 
T16_144
Resumo: 
As empresas do setor de E&P de petróleo e gás, cada vez mais estão incorporando a variável ambiental em seus processos, através da adoção de indicadores ambientais. Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar os indicadores de desempenho ambiental mais divulgados pelas principais empresas do setor, signatárias do Global Reporting Iniative (GRI). Para tal, foram avaliados seus relatórios de sustentabilidade ambiental no período de 2010 a 2014, bem como estabelecidos critérios para a seleção dos indicadores de sustentabilidade ambiental a serem estudados. Nesse estudo foi avaliado que os indicadores EN20 (NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas), EN22 (Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição) e EN23 (Número e volume total de derramamentos significativos) foram os mais frequentemente reportados nos relatórios de sustentabilidade. O nível de aderência dos indicadores ambientais às orientações da GRI, de modo geral, é elevado. Com efeito, a análise crítica, quanto à aplicação dos indicadores ambientais, pode auxiliar na avaliação do desempenho das empresas, sendo possível a proposição de melhorias no que está sendo realizado pelas mesmas no referente à sustentabilidade, em seu aspecto ambiental.