Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home/latec/inovarse.org/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/latec/inovarse.org/includes/menu.inc).

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE P+ L EM UM FRIGORÍFICO DE SUÍNOS DE GRANDE PORTE: ESTUDO DE CASO

Código do trabalho: 
T_15_604
Resumo: 
A presente pesquisa tem por objetivo explanar sobre questões acerca do desenvolvimento sustentável. Cada vez mais as políticas de responsabilidade social obrigam as empresas a preocuparem-se em produzir e levar em consideração a variável ambiental, os efeitos da produção sobre o meio em que está inserida. Costumeiramente a conscientização por parte das empresas ocorre por meio da necessidade de atendimento de um novo público denominado “consumidor verde”, que exige o conhecimento sobre a procedência dos produtos que consomem e, também exigem que a produção esteja de acordo com praticas ambientalmente corretas, que primam pelo mínimo dano ao meio ambiente, ou ainda por meio de fatores coercitivos como multas e sanções em função de possíveis impactos gerados sobre o meio ambiente em função da atividade da empresa. O presente trabalho avaliou os pontos críticos do processo produtivo de um frigorífico de suínos de grande porte, utilizando as ferramentas: Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Análise dos Modos de Falhas e seus Efeitos (FMEA) e Gravidade Urgência e Tendência (GUT). Foi possível observar que o comparativo entre as matrizes AIA e GUT apontaram o elevado consumo de água devido à má utilização deste recurso como ponto crítico principal do processo, principalmente no processo de limpeza das instalações. A pesquisa classifica-se como estudo de caso, e como uma pesquisa exploratória “in loco” que levou a obtenção de dados para a confecção do presente trabalho. A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental e a adoção de medidas de Produção mais Limpa contribuiu positivamente para a redução no consumo de água e significou a redução nos custos de produção da empresa, trazendo diretrizes para o correto gerenciamento dos resíduos, a conscientização para o uso racional da água e a agregação de valores aos resíduos gerados.