Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home/latec/inovarse.org/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/latec/inovarse.org/includes/menu.inc).

O efeito da liderança na manutenção de servidores públicos de uma instituição federal de ensino

Código do trabalho: 
T14_0315
Resumo: 
Atualmente as organizações, sejam públicas ou privadas, esforçam-se para promover em suas estruturas, maior sustentabilidade e crescimento. Essas organizações sempre focam os seus esforços para aumentar seu desempenho financeiro ou desempenho na oferta de serviços. Nesse contexto o capital humano ou categoricamente, líderes/gestores e empregados, são os dois vetores mais importantes e determinantes de uma organização que ativam os recursos nas suas operações. Nesses dois vetores identifica-se a importância de uma liderança eficaz com capacidade de manter uma equipe motivada, utilizando ao máximo todos os recursos organizacionais e o potencial da equipe. Esse líder precisa ter a competência de desenvolver uma visão da organização, para, em seguida transformar, essa visão em uma missão, seguindo uma estratégia que envolva a organização e seus funcionários, atendendo à necessidade de todos os envolvidos. Para este artigo são apresentados como metodologia a revisão bibliográfica que debate as mudanças e os princípios legais das organizações públicas, a motivação dos servidores e os tipos de lideranças mais usados no mundo contemporâneo, como lideranças carismáticas, empoderadoras e transformacionais e por fim a proposta de um questionário para mensurar a correlação entre a evasão dos servidores, a existência de liderança e a relação dos servidores com a instituição. Este estudo apresenta como resultado a necessidade de desenvolvimento de liderança institucional e a proposta de um questionário para mensurar a relação afetiva, normativa e instrumental dos servidores com a instituição, a verificação de existência de chefia com liderança e a correlação entre índice de servidores que objetivam sair da instituição e o índice de chefes com liderança.