Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home/latec/inovarse.org/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/latec/inovarse.org/includes/menu.inc).

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIDADE DESCENTRALIZADA DO SERVIÇO DE AUDITORIA DO SUS EM SANTA CATARINA

Código do trabalho: 
T14_0029
Resumo: 
A gestão do conhecimento tornou-se um fator relevante para o diferencial das organizações, assim como as organizações privadas, as públicas também precisam acompanhar as mudanças, não na busca pelo diferencial competitivo, mas na busca pela eficiência, eficácia e efetividade na gestão da coisa pública. Por muitos anos a gestão do conhecimento foi negligenciada pela Administração Pública e alguns serviços com alto grau de especificidade e complexidade apresentam isso como um fator de risco de descontinuidade administrativa. Um serviço público que está inserido no cenário supracitado é o Serviço de Auditoria do SUS em Santa Catarina. Considerando que o conhecimento é um importante recurso público e por isso torna-se de interesse de toda a sociedade, este artigo tem por objetivo identificar quais as formas de retenção do conhecimento utilizadas pelo Serviço de Auditoria do SUS em Santa Catarina. A fim de alcançar o objetivo proposto, utilizou-se de entrevista semiestruturada com a finalidade de captar a percepção dos servidores do setor estudado em relação as formas de retenção e disseminação do conhecimento. Quanto aos resultados, verificou-se que não há um programa formalizado de gestão do conhecimento implementado no SEAUD/SC, no entanto, embora tenha sido identificada a existência de iniciativas incipientes, foram identificadas algumas ferramentas de gestão do conhecimento que fazem parte do cotidiano e das rotinas dos servidores. Ao longo da pesquisa, identificou-se que existem muitas oportunidades de melhoria na gestão do conhecimento do setor em estudo, destaca-se a necessidade de sensibilização dos servidores sobre a importância do conhecimento e a disseminação do mesmo.