Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home/latec/inovarse.org/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/latec/inovarse.org/includes/menu.inc).

A ANÁLISE DE ASPECTOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Código do trabalho: 
T14_0087
Resumo: 
A Qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração atual, considerando-se que produtividade e competitividade empresariais, são propósitos sempre presentes entre os objetivos a serem alcançados na acirrada disputa existente no mercado de trabalho e que é essencial para qualquer organização que tenha como meta a satisfação, o desenvolvimento e a produtividade de seus funcionários sendo de maneira final, representadas como fator vital na apuração de resultados positivos ou negativos dos serviços por eles prestados. A mudança de comportamento, a organização pessoal, a administração do tempo e a comunicação eficaz são fatores que podem trazer vários benefícios para a Qualidade de Vida do Trabalhador. Atitudes mais saudáveis e construtivas podem transformar o ambiente de trabalho, tornando-o leve e mais produtivo. O estudo iniciou-se descrevendo o histórico e evolução do conceito de QVT e, teve por objetivo geral coletar informações e também propor ações institucionais na área das relações sócio profissionais no ambiente de trabalho. Para ilustrar este tema, a pesquisa foi realizada no CEFET-RJ, e como Qualidade de Vida no Trabalho envolve desde aconselhamento sobre saúde até programas que levam em conta aspirações de carreira, satisfação no trabalho e atividade organizacional, procurou-se identificar maneiras que contribuiriam para que se consiga um ambiente de trabalho mais moderno e humanizado, resultando em maior satisfação e produtividade dos funcionários em seu ambiente profissional. Foi utilizado um questionário apresentando questões que abordam os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho e com base nos resultados, sugere-se propostas de práticas de qualidade de vida no trabalho implementando estratégias que melhorem desempenho profissional e a realização pessoal dos funcionários.