Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home/latec/inovarse.org/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home/latec/inovarse.org/includes/menu.inc).

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PARÂMETROS PARA A ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS: UM DIRECIONAMENTO AOS MODELOS VOLTADOS A INDÚSTRIA

Número: 
390
Código do trabalho: 
T6_0113_0390
Resumo: 
Tornar sistêmico o processo de definição das estratégias consiste em uma tarefa prioritária para o ambiente organizacional, entretanto o estabelecimento das mesmas em geral obedece a procedimentos empíricos. As estratégias nascem das percepções gerais dos gestores empresariais estando assim sujeitas a riscos e a maiores possibilidades de insucesso. Neste sentido, o objetivo deste artigo é identificar e classificar parâmetros que norteiem a estratégia de segmentação de mercado, especificamente para os mercados industriais, bem como relacionar a segmentação como uma estratégia organizacional. Obteve-se ao final a identificação dos principais critérios para aplicação da segmentação em termos mercadológicos no ambiente industrial, bem como variáveis que influenciam o processo. Destacam-se neste sentido o modelo de Wind e Cardozo, o de Estágios Múltiplos, o de segmentação em árvore, o de segmentação vertical, além da segmentação para mercados internacionais. Tais modelos enfatizam variáveis externas e internas às organizações para o processo de segmentação. O artigo foi balizado no levantamento bibliográfico de artigos científicos e livros que destacam o processo de segmentação industrial como estratégia mercadológica e organizacional.