Programação

1º DIA 28 DE SETEMBRO DE 2017
08:00h às 08:20h Credenciamento / Boas Vindas
08:20h às 08:40h Abertura Institucional – UFF / LATEC / FIRJAN

Marcelo Jasmim Meiriño, D. Sc.

LATEC / UFF – Coordenador XIII CNEG

Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF; Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Arquiteto e Urbanista (UFRJ); Mestre em Engenharia Civil (UFF); Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFF); coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS / UFF); Pesquisador e Consultor NITS / LATEC / UFF.".

Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D. Sc.

Pesquisador do Latec -UFF e Coordenador XIII CNEG

Pesquisador do Latec -UFF (Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente), Coordenador do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/UFF. Membro efetivo da Comissão de Responsabilidade Social do IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1984), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE(1994), UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Guilherme Miziara

Jornalista e Mestre Cerimônia XIII CNEG

Jornalista, pós-graduado em Comunicação Empresarial, com MBA em Estratégia e Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Palestrante nas áreas de Comunicação e Negociação e Diretor Executivo da Miziara Habilidades em Comunicação ? Empresa que atua nas maiores instituições de ensino, escolas de negócios e empresas do Brasil. Docente da disciplina Habilidades em Comunicação no COPPEAD/UFRJ. Professor de Comunicação Estratégica, Técnicas de Apresentação e Negociação na Fundação Dom Cabral. Professor da disciplina Técnicas de Negociação no MBA da UFF.

08:40h às 09:00h Solenidade de Premiação e Homenagem a Produção Científica e Reconhecimento ao Progresso da Sustentabilidade
  O CNEG promove anualmente o Solenidade de Premiação e Homenagem a Produção Científica e Reconhecimento ao Progresso da Sustentabilidade, que homenageia professores e personalidades que contribuem sobremaneira para o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento do país e o progresso da sustentabilidade

Rogerio de Aragão Bastos do Valle, D.Sc. (In Memoriam)

Homenagem do Latec / UFF, ao nosso querido professor e amigo.

Leydervan de Souza Xavier, D.Sc.

Doutor em Ciências dos Materiais pelo IME (1996). Prof. Titular do CEFET/RJ para o qual prestou concurso público em 1993, estando vinculado ao Depto. de Disciplinas Básicas e Gerais e cooperando diretamente com os departamentos de Eng. Mecânica e de Eng. de Produção. Fundador (1995) e Integrante da Coordenadoria dos Laboratórios de Análise Numérica (COLAN).  Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia, atua como pesquisador e professor do Mestrado em Tecnologia.

Napoleão Miranda, D.Sc.

Doutor em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1991). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD), foi Vice-diretor e Diretor em Exercício do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professor ASSOCIADO IV do Departamento de Sociologia da UFF e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF).

Heitor Luiz Soares de Moura, UFF.

Professor e Decano do Conselho Universitário / UFF. Ex-Diretor do Centro Tecnológico e atualmente assessor do Pró- Reitor da PROPLAN.

Leticia Helena Medeiros Veloso, D.Sc.

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) e do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) da mesma universidade. Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2003) em Antropologia pela Universidade de Chicago, EUA.

Foi bolsista do programa "Jovem Cientista do Nosso Estado", da FAPERJ e bolsista de pós-doutorado/professora associada (PRODOC) do IESP-UERJ (Sociologia).

09:00h às 10:00h Primeiro Diálogo: Visão Integrada da Sustentabilidade

Dr. Jessé Torres Pereira Junior

Desembargador do Tribunal Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Desembargador com assento efetivo na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 09 de abril de 2001.

Presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a promoção da Sustentabilidade, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Diretor da Revista de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Palestra: “Sociedade Sustentável: Contribuições das Políticas do TJRJ”.

 

Júlio Vieira Neto, D.Sc.

Professor Universidade Federal Fluminense / Latec

Possui Doutorado em Eng° Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto III pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais. Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) e Ativos Intangíveis.

Palestra: “Gestão Sustentável: Valor para Sociedade”

10:00h às 10:30h Segundo Diálogo:  Visão Ética da Sustentabilidade

Leonardo Caravana Guelman, D.Sc.

Professor UFF / Pesquisador e Escritor em Arte e Cultura                               

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Idealizador e coordenador do Projeto Rio com Gentileza que promoveu duas ações de restauração (em 2000 e em 2010) da obra mural do Profeta Gentileza no Rio de Janeiro

Palestra: Cultura, Ética e Sustentabilidade na Obra do Profeta Gentileza”

10:15 às 10:45 COFFEE BREAK
10:45 às 12:45h Terceiro Diálogo: Tecnologia & Gestão

Ana Cristina Bicharra Garcia, D.Sc.

UNIRIO / Pesquisadora do CNPq

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Computer Aided Civil Engineering - Stanford University (1989) e doutorado em Computer Aided Civil Engineering - Stanford University (1992). Fez um pós-doutorado em 2002 também na Universidade de Stanford e em 2013 na Business School do MIT. Atualmente é professora titular do departamento de ciência da computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora 2 do CNPq.

Palestra: “Inteligência Artificial e a Indústria 4”

Maurício Ogawa

Gerente de Centro de Tecnologia / Senai FABLAB

MBA Executivo na Wharton School of Pennsyllvania University, Especialização MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia pela CNI / SENAI e Gestão de Projeto Executivo pela FGV, Engenheiro Mecânico, Gerente dos Institutos SENAI de Tecnologia em Automação e Simulação, e de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção e Diretor da Faculdade SENAI Rio.

Palestra: “Realidade Aumentada na Indústria 4.0 e FABLAB SENAI Rio – Casos de Sucesso”

Daniel Nascimento

Consultor técnico do Instituto Tecgraf, PUC/RJ

Consultor Técnico de Engenharia do Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio na área de Automação de Engenharia / BIM. Autuando nos setores de projeto básico e executivo, construção, montagem e comissionamento.

Doutorando em Engenharia Civil, PUC/RJ. Professor da disciplina “BIM : Novas tecnologias da Engenharia”, ministrada na PUC/RJ.

Palestra: “Indústria 4.0”

Fernando de Oliveira Lemos, M. Sc.

Professor PUC / RS

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e consultor técnico da Parametrus Assessoria Empresarial . Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase em Cadeias de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de materiais, logística, previsão de demanda, pesquisa operacional, planejamento e controle da produção e gestão por processos

Palestra: Indústria 4.0: o desafio das Universidades no processo de ensino e aprendizagem

Tomás Klausing

Gerente de Vendas da Siemens

Palestra: “Manufatura 4.0”

Márcio Azevedo de Araújo

Consultor de Vendas Siemens

Responsável por engenharia de aplicação nos segmentos de energia, automação e drives para diversos verticais como Óleo e Gás, Química, Portos e Utilidades.

Palestra: Indústria 4.0

12:45 às 14:00

ALMOÇO

14:00h às 14:15h

Lançamento de Livro

Carlos Francisco Simões Gomes, D.Sc.

Professor UFF

Ocupa a função de professor Adjunto três da Universidade Federal Fluminense. Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (desenvolvendo durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do, CASNAV. Posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha.

Livro: “Liderança Aplicada Gerência e Tecnologia”

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Livro: “Liderança Aplicada Gerência e Tecnologia”

14:15h às 15:45h Quarto Diálogo: Inovação

Eduardo Lo Fiego

Gerente de Gerenciamento de Construção da Tecnosolo S / A

Gávea Anjos Pontifícia Universidade Católica do Chile

Arquiteto / MBA com 18 anos trabalhando em projetos relacionados à construção como consultor independente e gerente de projetos em organizações internacionais (América Latina e Europa). A experiência inclui o gerenciamento da implementação total da sede da Vale Internacional na Suíça e um projeto de desenvolvimento urbano para a avenida mais importante do centro da cidade do Rio de Janeiro.

Palestra: “Start-Ups, Empreendorismo e Inovação”

 

Emmanuel Paiva de Andrade , D.Sc.
Professor UFF

Graduado, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (respectivamente 1979, 1985 e 1997). Foi engenheiro da Companhia Siderúrgica Nacional e Secretário de Planejamento do Município de Volta Redonda. Atua desde 1992 na Universidade Federal Fluminense em Niterói, onde foi Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Diretor da Escola de Engenharia, Pró-Reitor de Planejamento e Vice-Reitor. Foi fundador em 1998 do Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho - NEICT, do qual é Diretor atualmente, atuando ainda no ensino de graduação e pós-graduação, em áreas como gestão da inovação, gestão do conhecimento e planejamento estratégico".

15:45 às 16:15 COFFEE BREAK
16:15 às 17:30 Quinto Diálogo: Inovação (continuação)

Gabriel Pinto, M.Sc.

Gerente de Indústria Criativa /Sistema FIRJAN Coppead UFRJ

Coordenação da implementação do Programa Indústria Criativa do Sistema FIRJAN, projeto estratégico do SISTEMA FIRJAN, com foco no desenvolvimento da inovação nas cadeias produtivas criativas (Moda, Arquitetura, Audiovisual, Software, Design e Mídias Digitais).

Palestra: "Indústria e Economia Criativa"

Carlos Coelho

Gestão Estratégica de Produtos e Inovação / Sistema FIRJAN / UFF

Possui mais de 20 anos de experiência em inovação, planejamento estratégico e tecnológico, gestão da produção e negócios em várias empresas nacionais e multinacionais como Bank of America, Bunge Alimentos, Light Eletricidade e FIRJAN. Como gerente de produtos e inovação da FIRJAN, desenvolveu novos negócios e serviços de consultoria, P&D e sistemas de informação.É  mestre  em  Engenharia de  Produção  pela  UFF,  com  MBA  em  Gestão  de Negócios  pelo  IBMEC-RJ e Graduado em Ciência da Computação pela UNESA, com especialização em gestão de negócios e inovação em diversas instituições, entre eles: AMANA-KEY, FGV, Fundação Dom Cabral e INSEAD - França.

Palestra: “Aplicação de Rotas Tecnológicas na Implementação de Processos e Gestão da Inovação

Rodrigo Martins Fernandes, D.Sc.

Diretor de Gestão de Projetos do Polo de Inovação Campos Goytacazes – PICG/IFF

Doutor em Engenharia Elétrica (COPPE/UFRJ, 2008). Em 2003 fundou a empresa de base tecnológica ENELTEC - Energia Elétrica e Tecnologia, atuando nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e comercial. Desde de 2002 desenvolve projetos de P&D na área de energia. Atualmente, é professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) onde desenvolve projetos de pesquisa na área de energias renováveis e também exerce o cargo de Coordenador de Prospecção de Projetos do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes. Na sociedade civil organizada é membro do Conselho FIRJAN da Representação Regional Norte Fluminense.

Guilherme Luz Tortorella, D.Sc.

Professor UFSC

Professor Adjunto da Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, realizou Pós-Doutoramento em Sistemas de Produção, Doutorado em Engenharia de Produção (2012), Mestrado em Sistemas de Produção (2005), Especialização em Gestão Empresarial na Escola de Administração (2007) e formado em Engenharia Mecânica (2003), Além disso, possui 12 anos de experiência na indústria automotiva com vivência internacional em capacitações em México, Inglaterra, EUA e Uruguai. Pertencente aos Laboratórios de Produtividade e Melhoria Contínua e de Simulação de Sistemas de Produção, e é líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Produtividade e Melhoria Contínua"

2º DIA 29 DE SETEMBRO DE 2017
09:00h às 9:30h Primeiro Diálogo: Visão Integrada da Prevenção e Proteção à Saúde do Trabalhador

Dr. Sebastião Geraldo de Oliveira

Desembargador da Justiça do Trabalho TRT-3 (MG)

Gestor nacional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, ministrou a segunda palestra do seminário "Acidente de Trabalho: por uma atuação dialógica entre juízes e peritos", intitulada "Relação de causalidade e de concausalidade na verificação de incapacidades laborativas".

Palestra: “Importância Estratégica de Prevenção de Acidentes do Trabalho e de Proteção à Saúde do Trabalhador”

09:30h às 10:00h Segundo Diálogo: Empreendorismo

Antônio Botelho, Ph.D

Diretor de Relações Internacionais e Institucionais, Gávea Angels.

Professor titular de Política de Inovação e Empreendedorismo e Coordenador do PPG-PRI do Iuperj/UCAM; empreendedor na Innovastrat Consultoria e MPLC Brasil. Foi mentor da fundação e presidente do Gávea Angels. É investidor anjo em 10 startups, pós-doutor pela Johns Hopkins University, PhD pelo Massachusetts Institute of Technology MIT, possui mestrados pela Université Paris IV e pela Cornell University. 

Palestra: “O Empreendedorismo como Motor da Economia”

10:15 às 10:45 COFFEE BREAK
10:45h às 12:30h Terceiro Diálogo: Empreendorismo (continuação)

Anderson Ferminiano Rodrigues

CEO da Voxus

Aos 22 anos, o empreendedor Anderson Ferminiano está à frente da operação da Voxus – empresa de marketing digital que gerencia espaços publicitários na internet.

Palestra: Start-Ups – Novos Negócios Escaláveis, de Base Tecnológica”

Pedro Gimenez Guasti

Diretor Administrativo Financeiro - HortaMix

Formado em Administração e em Ciências Econômicas, tenho pós graduação em Gestão pela Qualidade. Trabalhei em diversas empresas sempre me destacando nas áreas Financeiras e de Logística. Tenho 15 anos de experiência nestas áreas. A 3 anos como sócio proprietário do HortaMix Produtos Orgânicos, empresa especializada em Delivery de Orgânicos e Promoção de feiras e Eventos.

14:00h às 15:30h Quarto Diálogo: Transparência e Compliance

Marcio Consentino Filho

Sócio na MCF Consulting / MCF Consulting / COPPE-UFRJ

MBA em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela COPPE - UFRJ, Especialista em Análise e Avaliação Ambiental pela PUC-RJ e Bacharel em Direito pela PUC - RJ – Advogado / OAB - RJ: 106.680, Consultor em Compliance e Programas de Integridade, 15 anos de experiência profissional na área de Sustentabilidade, em empresas de grande porte. Professor em disciplinas como: Direito Administrativo, Direito Ambiental, Gestão Ambiental e Responsabilidade Socioambiental, Consultor, Assessor e Representante Comercial pela empresa MCF Consulting.

Marlos Gomes

Advogado Senior de Compliance e Anticorrupção da Fundação Renova.

Palestrante sobre temas relacionados a Lei Anticorrupção, Compliance e Governança Corporativa. Forte atuação na área de compliance, ética corporativa e Direito Societário. Membro da Comissão Especial de Anticorrupção Compliance e Controle Social dos Gastos Públicos da OAB/RJ. Participação em importantes eventos no Brasil sobre Compliance, destaque para o discurso na Câmara dos Deputados em Brasília em defesa da Lei Anticorrupção.

Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel, D.Sc.

Consultora e Professora

Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados - Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Integrados nas Universidades UFF, UNICAMP, UFRJ e IBMEC.

15:30 às 16:00 COFFEE BREAK
16:00h às 17:00h Quinto Diálogo: Transparência e Compliance  (continuação)

Claudio Carraro

Diretor Industrial B. Braun

Palestra: “As práticas de Compliance, Transparência e Ética nos negócios: Caso do Laboratório da B. Braun”

Alberto Eduardo Besser Freitag, D.Sc.

Consultor e Pesquisador

Doutor em Engenharia, UFF. Mestre em Gestão Empresarial (2001) pela Ebape/Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em Marketing (1996) e Engenheiro Mecânico (1989), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Frequentou cursos em escolas de negócios como Coppead e Fundação Dom Cabral no Brasil, e Georgia Tech e Wharton nos EUA. É consultor associado da empresa Blindagem de Processos, possuindo sólida vivência em organizações de relacionamento empresarial, apoio ao empreendedorismo, serviços tecnológicos, indústria de bebidas e engenharia, ocupando cargos de gestão há mais de 10 anos.

Palestra: "Código de Conduta Ética e Comitê de Ética: uma revisão da literatura"