GESTÃO ESTRATÉGICA DO NICHO DE PRODUÇÃO EM CAMPOS MARGINAIS NO BRASIL: ESTUDO DO MODELO DE GESTÃO APLICÁVEL A EMPRESAS PRODUTORAS DE PETRÓLEO &amp,GÁS DE PEQUENO PORTE.

Código do trabalho: 
T11_0360_1949
Resumo: 
Este artigo enseja evidenciar o estudo da implantação da Administração Estratégica como instrumento de apoio ao processo gerencial para as empresas de pequeno porte atuantes na área de Produção de Petróleo &amp,Gás no Brasil. O artigo considera a necessidade de estabelecimento e implantação de um Modelo de Gestão específico para esse nicho de Mercado, que permita a análise patrimonial, de viabilidade econômica e financeira à luz de um cenário de gargalos importantes e com comportamento de Monopólio. A condução deste trabalho dar-se-á com base na abordagem qualitativa, consubstanciado em uma revisão conceitual e sistemática da literatura da Administração Estratégica, com ênfase nas práticas de Controladoria, aplicadas nas empresas do segmento para a proposição do Modelo de Gestão.
Abstract: 
This article entails a study of the implementation of strategic management tools aimed at supporting the management process for small oil producing companies operating in Brazilian marginal fields. The article considers the need for establishing and implementing management models for this specific niche, allowing equity analysis of economic and financial viability in light of a unique scenario (significant bottlenecks and Monopoly-like behavior). The study will provide basis for a qualitative approach, embodied in a conceptual and systematic review of the literature. Strategic Management with emphasis on controllership will provide additional basis for the proposition of a Management Model.