Por que as empresas de manufatura não participam de projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo? Um estudo exploratório sobre as motivações e as barreiras

Número: 
2222
Código do trabalho: 
T12_0478_2222
Resumo: 
Este artigo tem como objetivo identificar as motivações e as barreiras para a participação de empresas de manufatura em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Foi realizado um estudo de casos com três empresas, duas do ramo industrial de papel e celulose, e uma empresa de consultoria em projetos de MDL. A partir de entrevistas, somado a obtenção de documentações pertinentes aos projetos, foi possível atingir o objetivo do artigo. Os principais resultados são que as motivações são de cunho financeiro, e as barreiras são quanto a incertezas do mercado de venda de certificados de redução de emissões, e quanto aos aspectos de adicionalidade. Este artigo traz como contribuição a discussão de projetos de MDL no contexto industrial, setor econômico com poucos projetos registrados no Brasil, de forma a gerar insights para o mercado de carbono pós 2012.
Abstract: 
This article aims to identify drivers and barriers to the participation of manufacturing companies in Clean Development Mechanism (CDM) projects. Case study with three companies was conducted, two of paper pulp industrial, and a consulting firm in CDM projects. From interviews, plus obtaining documentation relevant to the projects, it was possible to achieve the objective of the article. The main results are that the drivers are financially driven, and the barriers are uncertainties regarding the market for the sale of certified emission reduction, and on the issues of additionality. This article brings a contribution to discussion of CDM projects in industrial context, the economic sector with a few registered projects in Brazil, in order to generate insights into the carbon market post 2012.